Você se inspira em alguma instituição ou alguém? Se sua resposta for sim, provavelmente, esse o quê ou quem você pensou já gerou algum impacto significativo à sua volta e, em alguns casos, no país ou no mundo, certo?
Diariamente vemos notícias de pessoas que mudam a vida de outras com pequenos gestos. Mas, e quando alguém resolve transformar isso na missão de toda uma instituição? Foi assim que nasceu a Fundação Estudar.
Por que a Fundação existe?
Impacto e educação sempre foram os motes da Fundação Estudar. Por meio de um processo estruturado e organizado, o grupo visa suportar potenciais talentos que podem mudar os rumos da história do Brasil. Jovens determinados, ambiciosos e que queiram buscar alcançar a excelência, assim como compartilhar seu conhecimento em prol da sociedade: esse é o foco da Fundação.
Criada em 1991, por Jorge Paulo Lemann, o Instituto visa alavancar os estudos e a carreira de universitários e recém-formados, formando líderes futuros, provendo um intercâmbio cultural no exterior e, assim, promovendo a globalização do nosso talento, por meio da exposição ao conhecimento e construção de networking nas melhores instituições acadêmicas do mundo. Carreira, Impacto, Giveback: essas são palavras de ordem.
Quais seus principais programas?
O que começou com um pequeno passo lá atrás, hoje já se mostra um programa extremamente consolidado. Atualmente, a fundação conta com dois grandes portais de conteúdo para jovens em busca de se qualificar e novas oportunidades.
O blog NaPrática traz conhecimento aplicado, perspectivas de líderes e ideias frescas para o jovem profissional em início de carreira. Paralelamente, oferece cursos ― nas modalidades online e presencial ― relacionados a autoconhecimento, processos seletivos, desenvolvimento de carreira, etc.
Já o blog Estudar Fora é o endereço certo para quem sempre sonhou em estudar em grandes instituições no exterior, como o MIT ou Harvard. Por lá, o estudante encontra notícias, oportunidades, guias e até mesmo dicas para se preparar para esses processos.
Por meio desses e de outros canais, do compartilhamento de conhecimento e oportunidades, a Fundação busca atrair jovens para seu principal programa de bolsas, o Líderes Estudar, que, nas palavras do próprio site do programa, “tem o objetivo de despertar o potencial de jovens para cursar uma universidade de excelência, além de oferecer todo o suporte necessário para acelerarem seu desenvolvimento pessoal e profissional”.
Quais os pilares da Fundação?
Toda a história da Fundação Estudar foi construída com base em valores inabaláveis, que são:
- alavancar jovens com um sonho grande, que buscam criar um legado;
- desenvolver foco em execução, integridade, transparência e protagonismo;
- gerar oportunidades de alto impacto para aplicação de conhecimento.
Esses valores fundamentam toda e qualquer ação da Estudar e, por esse motivo, a instituição já se tornou referência e tem levado seus cursos ― que antes eram restritos aos grandes centros ― ao interior, por meio do curso Liderança Na Prática.
Mas qual é o real impacto da Fundação?
A Fundação Estudar já caminha para 3 décadas de existência e, nesse período, mais de 600 líderes foram formados por meio de programas no exterior, em algumas das melhores instituições de ensino do mundo; milhões de jovens foram impactados todos os meses pelos conteúdos dos portais estudarfora.org.br e napratica.org.br; dezenas de milhares de jovens foram impactados por cursos presenciais e online da Fundação.
Esses são alguns dados da Fundação, mas o real impacto causado é impossível de ser mensurado, uma vez que, depois de adquirido, não existem fronteiras nem limites para o conhecimento.
E se você quiser conhecer mais sobre a Fundação Estudar e os projetos, não deixe de acessar o site!