Um distúrbio que acontece no momento de desenvolvimento do cérebro — comumente antes do nascimento — é a causa responsável pela paralisia cerebral. Os sinais e sintomas aparecem ainda na infância e provocam sequelas graves: problemas de deglutição, desequilíbrio ocular, deficiência intelectual, epilepsia, cegueira ou surdez.
Essas condições podem causar reações adversas nas pessoas em volta que não são acostumadas a ver um paciente nessa situação. À primeira vista, esse contato pode causar medos e receios, porém, essa imagem pode ser facilmente revertida.
Esse é um dos desafios Casa de Assistência ao Portador de Paralisia Cerebral Nosso Lar. Acompanhe as próximas linhas para saber mais sobre o trabalho!
Quais são os objetivos
As tratativas atuais parecem reduzir o ser humano acometido pela paralisia a uma condição de invisibilidade, e é lutando contra essa visão limitante que o Nosso Lar está há mais de 30 anos colocando um sonho pessoal em prática: prestar toda a assistência que essas pessoas precisam, incluindo cuidados gerais, alimentação, vestimentas, tratamentos — e claro — muito amor.
Como funciona
O Nosso Lar oferece profissionais de excelência em âmbitos médicos que envolvem as áreas fisioterápica, fonoaudiológica, social, psicológica e terapia ocupacional. São cuidados físicos e emocionais focados em cada especialidade das paralisias — que pode ser espástica, atáxica e discinética.
Contudo, o diferencial da casa está exatamente em oferecer muito mais do que o que é encontrado em demais hospitais, clínicas e casas especializadas de tratamento. O Nosso Lar foca em desenvolver o lado humano dessas pessoas, tentando dar a elas um papel de valor e relevância na sociedade.
Tendo isso em vista, o lar conta com um amplo espaço — são 3600 m² — com área verde, jardim, horta e muita natureza, tornando o lugar aconchegante e adequado para as condições dos pacientes e para o convívios com a família e amigos.
Vale lembrar que todo o tratamento só é possível com o apoio direto dos familiares, afinal, é neles em que o paciente se espelha e se sente seguro. A Casa fomenta a participação direta e promove atividades para que o contato seja sempre mútuo e participativo.
Como se mantém
Hoje, a equipe é composta por um grupo de 24 funcionários auxiliados por 20 voluntários. São eles: um auxiliar de enfermagem, nove cuidadoras, um auxiliar de coordenação, uma cozinheira, um gerente de processos e serviços, um fisioterapeuta, uma fonoaudióloga, dois encarregados de manutenção, dois administrativos, um auxiliar de serviços gerais, um assistente social, um terapeuta ocupacional e uma psicóloga.
Para ajudar a complementar a sua renda, a Nosso Lar promove o Bazar do Lar, que acontece de 15 em 15 dias, aos sábados, e faz a venda de produtos em excelente estado para a decoração e cuidados com a casa. O evento ocorre na rua José Leal Domingues, 131 – Jardim Guanabara, próximo à instituição Nosso Lar.
E claro, uma equipe desse gabarito, exige recursos para o mantimento de suas funções. Por isso, o grupo Nosso Lar conta com doações para continuar executando um trabalho com alto nível de excelência.
Conheça o nosso site e veja como o nosso trabalho é capaz de impactar positivamente vidas que, até então, eram colocadas à margem das preocupações e cuidados que qualquer pessoa necessita.