Apesar de muito se falar dela, a Síndrome de Down ainda é um tabu para muitas pessoas. Afinal, como os portadores dessa síndrome conseguem ser integrados à comunidade? Como eles vivem, estudam, trabalham e constroem suas próprias famílias?
Se você não sabe a resposta para essas perguntas, você está no lugar certo! O Instituto Mano Down é um espaço que acolhe e trabalha o desenvolvimento de quem vive e convive com pessoas com síndrome de Down.
Para conhecer melhor o trabalho da organização, continue a leitura! Quem sabe você também não começa a fazer parte dessa equipe?
Saiba o que é a Síndrome de Down
A Síndrome de Down, também chamada de trissomia do cromossomo 21, é uma condição genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21.
Essa alteração impacta no desenvolvimento físico e intelectual de quem apresenta a doença. Contudo, ao contrário do que muitos ainda pensam, essas limitações não impedem a construção de uma vida social, profissional e afetiva, assim como qualquer pessoa considerada “normal”. Você sabia que 80% dos portadores da Síndrome de Down estudam, até mesmo em escolas regulares? Ou que 95% deles tocam algum instrumento musical?
Além do aspecto intelectual, a Síndrome de Down também contempla características físicas, como olhos amendoados, rosto arredondado, mãos mais curtas, dificuldade de fala e locomoção.
Conheça o Instituto Mano Down
O Instituto Mano Down é um espaço multidisciplinar que nasceu com o objetivo de fazer das pessoas com Síndrome de Down as protagonistas de suas próprias histórias.
Hoje, o número de beneficiários gira em torno de 150 pessoas, atendidas por 11 profissionais que trabalham na entidade.
Atualmente, a organização promove o desenvolvimento de quem tem a síndrome, acolhendo, estimulando o aprendizado, empoderando e incentivando a socialização dos portadores da doença.
Com um programa completo que trabalha desde a fase infantil até a idade adulta, o instituto organiza palestras, oficinas, aulas de dança, capoeira, teatro, colônias de férias e outras atividades para os beneficiados.
Além do acompanhamento e desenvolvimento dos pontos comuns da síndrome, o Instituto também preocupa-se em entender e trabalhar as características de cada um.
Saiba como fazer parte dessa equipe
Apesar dos recursos limitados e dos desafios diários, a equipe do Instituto Mano Down segue acreditando nos sonhos e na capacidade daqueles que auxiliam.
Hoje, as principais fontes de renda da organização são provenientes da venda de produtos de uma lojinha especial e de doações de pessoas associadas ao Programa de Doações Legado 21.
Quem faz parte dessa iniciativa apoia o projeto e as ações do Instituto por meio da doação de 21 reais por mês. Essas doações fazem toda a diferença para a continuidade e sustentabilidade de tudo que é realizado na organização e, por isso, toda ajuda é bem-vinda!
Além do Legado 21, o voluntariado também é recebido de braços abertos pelo Instituto. Além de mentores para as oficinas e colônias de férias, você também pode ajudar na organização, administração ou apenas com o cuidado e carinho com os beneficiados. Já pensou nisso?
Se você quer doar ou ser um voluntário do Instituto Mano Down, entre em contato e faça parte dessa equipe!