Uma das maiores atletas do voleibol brasileiro e participante do time que trouxe a primeira medalha olímpica para o nosso vôlei feminino, Ana Moser continua fazendo história mesmo após sua aposentadoria.
Ela encerrou sua carreira em 2001 e, então, fundou a ONG Instituto Esporte & Educação (IEE). Seu objetivo é tornar o esporte e a educação mais acessíveis para as comunidades carentes do Brasil.
Atualmente, a principal fonte de renda do IEE vem de doações de empresas, em sua maioria via isenção fiscal por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.
Desde sua fundação, o projeto já atendeu mais de 3 milhões de crianças formou mais de 40 mil professores.
Se você quer conhecer mais sobre essa instituição, continue a leitura!
O que o IEE faz?
O IEE tem duas grandes frentes de atuação:
- atendimento de crianças de comunidades carentes;
- formação de professores de educação física.
Para cumprir sua missão, essas frentes atualmente estão divididas em seis projetos:
- Jogadeira
- Rede de núcleos
- Caravana do esporte
- Formação de professores das redes públicas
- Vilas olímpicas
- Rede de multiplicadores de esporte educacional.
Esporte acessível em todo o Brasil
Entre os seis, o “Caravana do Esporte” é o que tem maior destaque e projeção nacional, justamente por rodar todo o Brasil e impactar muitas pessoas.
Numa única edição em Jaboatão dos Guararapes ― PE, por exemplo, o projeto atendeu mais de três mil crianças e jovens de escolas públicas.
Com três dias de duração, o projeto permite que os participantes aprendam e pratiquem diversos esportes em oito miniestações esportivas. Entre os esportes estão futebol, vôlei, basquete, lutas, tênis, atletismo e outros jogos não convencionais.
Formação de cidadãos participativos e críticos
Além da preocupação em tornar o esporte acessível, o IEE também contribui para a formação e educação dos jovens.
Com o projeto Rede de Núcleos, ativo por todo o ano, o Instituto proporciona unidades estruturados para atender crianças, adolescentes e também adultos de comunidades carentes.
Com núcleos montados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco, o IEE promove atividades educacionais e esportivas com o apoio de professores e estagiários.
Cada unidade conta com o apoio de parcerias locais e institucionais para atender crianças e formar professores de educação física.
Qual o principal desafio do IEE?
De forma similar ao que várias ONGs também enfrentam de dificuldades, o IEE encara como principais desafios cobrar repasses — tanto das empresas, quanto do governo federal.
Além disso, outro grande desafio e objetivo do Instituto Esporte e Educação é escalar suas demais atividades por todo o território brasileiro para impactar ainda mais pessoas.
Você pode ajudar nisso. Quer entender como?
Como ajudar o IEE?
A primeira forma de apoiar o Instituto é tornando-se um porta-voz de suas ações e do projeto, acompanhando e compartilhando todo o trabalho desenvolvido nas redes sociais, principalmente no Facebook, onde o IEE posta desde vídeos a fotos de todos os seus projetos.
Outras duas formas de contribuir são:
- doações financeiras e materiais diretas;
- patrocínio via isenção fiscal através da Lei de Incentivo ao Esporte.
Para conhecer melhor a ONG e ver detalhes de cada um dos projetos, visite agora mesmo o site do Instituto Esporte e Educação!