Defender os direitos humanos e as questões socioambientais, além de cuidar das populações mais vulneráveis: esses são os grandes objetivos do Instituto Boa Vista (IBV), uma Organização Não Governamental (ONG) idealizada para promover o respeito à identidade de gênero e à orientação sexual.
Quer entender melhor quais são os impactos e a importância de iniciativas como as do IBV? Continue a leitura e descubra qual é a influência das ações voltadas para a estruturação de uma sociedade mais justa e diversa!
Instituto Boa Vista: conheça a história
O Instituto Boa Vista foi fundado em 2008. Há mais de uma década, ele foi criado em frente ao Clube Metrópole, no bairro Boa Vista (em Recife), considerado um ponto icônico para a comunidade LGBT. O objetivo era que fosse um centro de referência e apoio para pessoas LGBT ou de outros segmentos em situação de exclusão social.
Na busca pela igualdade de direitos e pelo bem-estar social, a iniciativa realiza ações dirigidas ao apoio à multiplicidade sexual, potencializando o cuidado e a atenção às comunidades mais vulneráveis.
Saiba como o IBV atua
Como primeira grande iniciativa, o IBV promoveu na tradicional praia de Boa Viagem o Gay Gaymes — Jogos da Diversidade, além do apoio ao Fórum LGBT e à Parada da Diversidade.
Além dos eventos, o instituto também vem desempenhando um papel de grande relevância no campo da prevenção contra o HIV. Um exemplo foi a realização do “Projeto Quer Fazer”, com aconselhamento e testagem rápida para o HIV e a sífilis.
A realização de debates que discutem vivências e questões da comunidade sexodiversa também está auxiliando o grupo de maneira significativa. Frequentemente, são abordados temas como:
- homofobia;
- famílias LGBT;
- trabalho;
- transexualidade.
Outro ponto muito relevante na atuação do IBV é o desenvolvimento do projeto “Cidadania LGBT”. Diversos serviços de assistência psicológica, social e jurídica são oferecidos à essa comunidade. No entanto, isso é apenas uma parte do pilar necessário para apoiar a comunidade LGBT e quebrar paradigmas. Ainda há muito a ser feito.
IBV: entenda a sua importância
Motivos não faltam para que iniciativas como a do Instituto Boa Vista existam. Pesquisa recente indica que, no Brasil, é registrada uma morte por homofobia a cada 23 horas. Infelizmente, a realidade é muito parecida no resto do mundo.
Além disso, dados da 13ª edição de estudo divulgado pela ILGA (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexuais) — a maior organização mundial em defesa dos direitos LGBT — mostram que 70 países criminalizam relações homoafetivas. Além disso, em seis deles, a lei prevê pena de morte para quem praticar relações com pessoas do mesmo sexo.
No entanto, o caminho começa lentamente a mudar no Brasil. O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a criminalização da homofobia e a discriminação por orientação sexual ou identidade de gênero. Ainda assim, causas como a do IBV são extremamente relevantes e há muito a ser feito.
Quer conhecer melhor as ações do Instituto Boa Vista? Siga o IBV nas redes sociais e entre em contato agora mesmo. Essa ONG está presente no Facebook e no Instagram!