De acordo com o relatório Estimativa 2018 do Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, para cada ano do biênio 2018-2019, ocorrerão 12.500 casos novos de câncer infantojuvenil (1 a 19 anos) no Brasil. Ainda de acordo com o INCA, a possibilidade de cura em crianças e adolescentes gira em torno de 80%, caso a doença seja diagnosticada cedo e tratada em centros especializados. A expectativa é de que os pacientes tenham boa qualidade de vida após a realização do tratamento adequado.
No entanto, o câncer ainda representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos — 8% do total. Uma das principais razões para esse cenário é o fato de que o tratamento do câncer tem custo elevado e que muitas cidades do interior não têm centros de referência para esse atendimento. Com isso, o acesso ao tratamento muitas vezes é precário.
Foi dentro desse cenário que a Fundação Sara Albuquerque foi instituída. Quer saber mais sobre a ONG e como ajudar? Continue lendo e confira!
Como surgiu e qual é o objetivo da Fundação Sara?
A Fundação Sara Albuquerque é uma ONG da área de saúde que tem como objetivo acolher e assistir crianças e adolescentes com câncer, bem como seus acompanhantes, que saem das cidades do interior e vão para os centros urbanos em busca do tratamento da doença.
A história da ONG começou quando Sara, filha do casal Álvaro e Marlene, foi diagnosticada com leucemia e precisou de um transplante de medula óssea. Por ser uma cirurgia com custo muito elevado, os amigos e familiares começaram uma corrente para conseguir doações para o tratamento. Mesmo com todo o apoio, Sara faleceu em novembro de 1997, e não chegou a fazer a cirurgia.
Motivados pela experiência que vivenciaram, os pais de Sara decidiram investir o dinheiro arrecadado na construção de uma instituição que apoiasse famílias que precisam buscar o tratamento em outras cidades — como aconteceu com eles. Assim, em 1998 foi instituída a Fundação Sara Albuquerque Costa. Hoje, para que o acolhimento dos pacientes e das suas famílias seja feito, a fundação conta com duas casas de apoio, uma em Belo Horizonte e outra em Montes Claros.
Em Montes Claros está a casa que já é referência na região, com 64 funcionários, fora os voluntários e a rede de apoio construída na região. A unidade na capital mineira conta com 11 funcionários e com a ajuda de voluntários da área de pedagogia e para captação de recursos. A fundação é mantida por associados, e segue na missão de prestar assistência social a crianças e adolescentes com câncer e promover conhecimentos e melhorias do tratamento oncológico.
Como posso ajudar?
O maior desafio da Fundação Sara Albuquerque é tornar a instituição conhecida e ampliar o fluxo de arrecadações. Para ajudar, basta acessar o site e escolher o tipo de auxílio que você pode dar: fazer uma doação online, ser um voluntário, doar produtos ou ser uma empresa parceira. Ou seja, é possível que os mais diversos perfis de pessoas ajudem e façam a diferença nessa causa tão importante.
Além disso, o portal também disponibiliza a história da instituição, diversas informações relevantes sobre o câncer infantojuvenil (como sintomas e tratamento), balanço social e relatórios das atividades, notícias sobre o assunto e as campanhas que estão sendo realizadas.
Gostou da ideia e quer ajudar? Faça parte dessa história você também — acesse o site da Fundação Sara Albuquerque!