Você já se perguntou o que poderia fazer para ser útil à sociedade em que vivemos? Como ajudar pessoas que realmente precisam e de que maneira sua contribuição poderia impactar vidas?
Se você respondeu sim a, pelo menos, uma dessas perguntas, saiba que existem ONGs (Organizações não Governamentais) e associações sociais que lutam por diversas causas e que adorariam que você doasse um pouquinho do seu tempo e disposição para ajudá-las, como é o caso da organização Estação Vida. Quer saber mais? Continue lendo o conteúdo!
A história da organização
A ONG Estação Vida surgiu em 2004 no bairro Shopping Park, na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A organização foi criada por um grupo de pessoas que tinham um desejo de mudar a realidade dos jovens que viviam naquele bairro.
Com o intuito de empoderar as crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de vulnerabilidade social, a organização promove oficinas para desenvolver habilidades pessoais, culturais e ambientais em seus mais de 150 ‘passageiros’ — apelido dado aos membros da ONG.
Várias oficinas são ofertadas aos jovens, como xadrez, dança, artes cênicas, percussão, yoga, capoeira e também apoio escolar.
Além disso, a ONG também possui um diferencial: uma horta 100% orgânica que funciona como um lembrete dos valores da organização:
- preservação do meio ambiente;
- desenvolvimento sustentável;
- direito e empoderamento das crianças;
- cidadania responsável;
- valorização do esporte e saúde.
Objetivos e desafios
Mesmo atendendo um número expressivo de jovens, atualmente há mais de 250 na lista de espera para fazer parte da Estação Vida.
Os principais objetivos da organização são manter a qualidade dos serviços prestados e conseguir atender e acolher todas as crianças e adolescentes que desejam se juntar à ONG.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE mostra que entre os anos de 2010 e 2016 o número de ONGs no Brasil diminuiu 16,5%. Em contrapartida, aumentou o número de pessoas que prestam serviço voluntário a essas organizações.
A ajuda de voluntários é primordial para dar continuidade às ações que a Estação Vida realiza. Os voluntários precisam estar disponíveis semanalmente para dar aulas de inglês, ajudar com o cultivo da horta, costurar e oferecer ajuda psicológica para as famílias das crianças e jovens que participam da organização.
Como ajudar
A Estação Vida se mantém com a ajuda da prefeitura de Uberlândia, o apoio de empresas, a promoção de eventos beneficentes e também por meio da venda de peças confeccionadas sob encomenda.
Contudo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que todos as crianças e jovens da lista de espera possam ser atendidas. Esse caminho pode se tornar mais curto com a sua ajuda!
Tem interesse em ajudar doando uma quantia em dinheiro, produtos ou um pouquinho do seu tempo? Então entre no site da Estação Vida para saber mais!