O desemprego no Brasil é um problema que já atinge mais de 13 milhões de pessoas. Para ajudar nessa situação, o Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurap) trabalha há 32 anos capacitando milhares de jovens e adolescentes para o mercado de trabalho.
Com sede em Santo Amaro, em São Paulo, o Nurap atende em todas as regiões do país e destaca-se por manter projetos totalmente gratuitos, sem utilizar recurso públicos. Para a sua manutenção, conta exclusivamente com a colaboração de empresas e pessoas que partilham do ideal de promover o ser humano. Quer saber mais sobre essa iniciativa? Então, continue no nosso artigo!
Como é o trabalho do Nurap?
Como uma entidade sem fins lucrativos, o Nurap é uma Organização Não Governamental (ONG) e toda a sua diretoria é formada por voluntários, que ocupam cargos de gestão em diferentes empresas.
O programa já formou e encaminhou ao primeiro emprego 10.500 jovens, de ambos os sexos, da região periférica de São Paulo. O objetivo é não apenas inserir os participantes no mercado de trabalho, mas principalmente transformar vidas.
O projeto atende obrigatoriamente estudantes, provenientes de famílias cuja renda não ultrapassa a marca de três salários-mínimos mensais. Além disso, o Nurap segue o critério de vincular a permanência na empresa à frequência no ensino formal, inibindo a evasão escolar.
Quais são os principais projetos desenvolvidos?
O Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurap) oferece vários projetos que fomentam a promoção humana. Entre eles, podemos citar:
- curso de iniciação profissional para jovens e adolescentes, e inclusão no mercado de trabalho, com base na Lei 10.097/2000;
- cursos de capacitação para pessoas com deficiência e inclusão, com base na Lei 8.213/1991;
- inclusão de imigrantes e pessoas em situação de refúgio no mercado de trabalho, e acompanhamento do seu desenvolvimento profissional e social;
- inclusão de pessoas LGBTQI+ no mercado de trabalho e o seu empoderamento social e profissional;
- conscientização das famílias e fortalecimento de vínculos;
- recrutamento e seleção;
- elaboração de projetos de responsabilidade social;
- articulação de parcerias com empresas privadas de São Paulo e Grande São Paulo para a oferta de aprendizagem para os jovens egressos de cursos de capacitação;
- articulação de parcerias com entidades sociais, com foco em educação de jovens, para o fortalecimento de vínculos familiares e sociais baseado em seu desenvolvimento educacional e profissional;
- curso gastronômico para pessoas que têm alta vulnerabilidade social. Os pratos que eles aprendem a fazer são servidos em um restaurante, cujo valor é revertido para o curso;
- cursos profissionalizantes;
- cursos de geração de renda.
Como são as parcerias?
O Nurap já conta com cerca de 360 empresas parceiras. Todo o valor recebido é direcionado para o Núcleo. A entidade também buscou parcerias com órgãos governamentais, contando hoje com o apoio e o reconhecimento do Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho e Emprego e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). São quatro formas de participar das atividades do projeto:
- sendo sócio: comparecendo às reuniões semanais e aos projetos em andamento. Para isso, é necessário ser indicado por um participante e acompanhar algumas reuniões do clube para conhecê-lo. Após esse período, se todos os membros concordarem, você será convidado a ser um sócio do clube;
- sendo voluntário: nas atividades beneficentes e participando de atividades do clube;
- sendo um patrocinador: financiando projetos;
- sendo um parceiro: oferecendo serviços e trabalhos conjuntos.
Quais são os desafios?
De acordo com a Lei do Aprendiz, 5 a 15% dos funcionários de uma empresa devem ser adolescentes, e na Lei de Cotas, uma companhia com 100 funcionários ou mais deve ter entre dois e cinco cargos preenchidos por pessoas reabilitadas ou portadoras de deficiência. Com isso, as empresas, muitas vezes, contratam apenas por obrigação.
Sendo assim, um dos desafios do Nurap é de mostrar para os gestores que não se trata apenas de cumprir, mas de dar oportunidade, ensinar e ajudar a formar um profissional. Além disso, a missão é desenvolver potencialidades de pessoas, visando à promoção socioeconômica e ao fortalecimento de vínculos familiares.
Se você gostou de saber mais sobre o Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social (Nurap), entre em contato e descubra como você pode ajudar!