Apenas em junho de 2019, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou um aumento considerável nos níveis de desmatamento na Amazônia. Segundo a pesquisa, o Amazonas, que se confunde em nome e história com o próprio bioma, foi o segundo estado do Brasil mais impactado pela ação desenfreada do homem, contando com 193,28 km² atingidos.
Os números são alarmantes, mas há iniciativas que lutam para reverter o cenário no estado. Uma delas é a FAS, que terá a sua história abordada neste conteúdo. Saiba mais!
História
De caráter não governamental e sem fins lucrativos, a FAS — Fundação Amazonas Sustentável — é uma instituição que se guia pela conservação ambiental do estado.
Com o intuito de combater a ação desenfreada provocada pelo desmatamento e erradicar a pobreza na região, a Fundação Amazonas Sustentável atua, desde fevereiro de 2008, em parceria com o Governo do Estado do Amazonas e com o Banco Bradesco, em iniciativas sem fins lucrativos.
Ao longo dessa trajetória, também angariou outros parceiros de renome, como a Coca-Cola Brasil, o Fundo Amazônia e a Samsung.
Atuação
Tendo como norte uma atuação de caráter sustentável, a fim de preservar o meio ambiente local, as atividades da FAS abrangem os seguintes projetos:
- Programa Bolsa Floresta (PBF);
- Programa de Educação e Saúde (PES);
- Programa de Soluções Inovadoras (PSI);
- Programa de Gestão e Transparência (PGT).
Por meio dessas atitudes, a instituição pretende oferecer subsídios com o intuito de garantir qualidade de vida para as pessoas que residem às margens dos rios do estado, levando em conta as suas atividades e as necessidades diárias nessas regiões.
Seguindo fielmente o seu lema, que diz “fazendo a floresta valer mais em pé do que derrubada”, a FAS implementa soluções inovadoras ao longo do estado do Amazonas, acompanhando e analisando os frutos e os impactos dessas práticas.
Pessoas
As ações da FAS deixam evidente que a iniciativa acredita no papel dos indivíduos para que a conservação ambiental não se torne apenas um sonho distante. No caso específico do Amazonas, a orientação geral é a de garantir que todos entendam que o bioma só continuará existindo se as pessoas se importarem com ele e lutarem pela sua sobrevivência.
Para manter essa conexão entre homem e ambiente sólida, a ONG conta com 107 funcionários e 40 mil beneficiários, que dependem de doações para serem contemplados por esses projetos.
Esses colaboradores são acompanhados de perto pela instituição, que monitora o desenvolvimento pessoal e também o desenrolar do trabalho desempenhado por eles. Para garantir que esses profissionais atuem de forma eficiente, a FAS oferece auxílios por meio de assistências de cunho capacitacional e nos campos de saúde e bem-estar.
Desafios
O principal desafio encarado pela instituição é comunicar e conscientizar a sociedade sobre os impactos das mudanças climáticas e a urgência em buscar soluções para reverter esse quadro.
Nessa luta diária, indicadores de pesquisas e avaliações são utilizados para registrar os resultados da FAS junto àqueles que se beneficiam de sua atuação.
Para conhecer mais sobre a Fundação Amazonas Sustentável, entre em contato e entenda como você pode ajudar!