De acordo com um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), hoje existem, no Brasil, 709 mil associações civis que têm como objetivo apoiar alguma causa sem fins lucrativos. No setor de saúde, por exemplo, algumas ONGS se destacam, como é o caso da Casa Aura.
A Associação Unificada de Recuperação e Apoio, ou AURA, conta com profissionais capacitados com o objetivo de oferecer todo apoio e suporte a crianças e adolescentes que convivem com o câncer, bem como atividades que reduzem o estresse desses pacientes.
Neste conteúdo, conheça um pouco mais sobre essa história, além de entender quais são as principais atividades realizadas pela instituição. Boa leitura!
A história da Casa Aura
Por meio de uma assistência multiprofissional, a equipe que hoje forma a AURA prestava apoio emocional para pessoas portadoras de doenças crônicas em geral. Além disso, auxiliava nos momentos de perdas e situações que envolviam fragilidade física e emocional.
No entanto, com o passar do tempo foi observado que a maior demanda envolvia crianças com câncer, além do impacto que isso causava para o desenvolvimento e o relacionamento familiar desses pacientes.
A partir disso, em agosto de 1998 a Associação criou e implementou o “Projeto Viva-Criança”, com o objetivo de prestar auxílio para crianças e adolescentes com câncer e para as pessoas mais próximas de seu convívio. Em 2000, surge a Casa de Apoio Aura, que visa oferecer assistência, serviços de hospedagem e todo um suporte terapêutico aos pacientes e seus familiares.
O trabalho da ONG
Para além da alimentação e hospedagem que são oferecidas pela Casa de Apoio aos pacientes com o câncer, também é disponibilizado atendimento psicológico, de serviço social, pedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, além traslado entre casa, hospital e a Casa de Apoio Aura. Para pacientes de fora, também há suporte até a rodoviária.
O que torna tudo ainda mais interessante é que a Casa de Apoio não se preocupa apenas no suporte em relação à doença e ao tratamento, mas também em conhecer a estrutura familiar, as narrativas de cada paciente, bem como ofertar atendimento personalizado de acordo com uma anamnese social — entrevista feita pelo profissional de saúde ao paciente e aos seus familiares.
Há, ainda, a preocupação em oferecer um trabalho lúdico, com a presença de biblioteca e desviando o foco da doença, contribuindo para que haja a redução do estresse no paciente.
O funcionamento da Casa Aura
Vale ressaltar que na Casa de Apoio Aura não é feito nenhum tipo de tratamento médico, que é realizado inteiramente nos hospitais. Na Instituição é oferecido amparo às crianças e aos adolescentes, além de oficinas para os acompanhantes, como artesanato, bordados, pintura, tricô etc.
A Casa Aura, hoje, conta com 70 profissionais contratados, além de 80 voluntários. Destes, cerca de 45 são fixos, enquanto outros são recorrentes de acordo com as demandas da Instituição. Para o seu funcionamento, a Casa conta com o apoio de doações, seja financeiras, seja de materiais para serem disponibilizados aos pacientes e aos familiares. Além disso, aqueles objetos que não são reaproveitados pela Casa podem ser adquiridos por outras pessoas no bazar interno, sendo essa outra fonte de renda importante da ONG.
Gostou dessa história e deseja conhecer um pouco mais sobre a Casa Aura e como ela contribui para crianças, adolescentes e seus familiares com câncer? Acesse o site, entenda formas de contribuir para a Casa e fique por dentro de outras informações em relação ao seu funcionamento!